Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, novembro 26, 2010

Documentos fechados predominam nos sites do governo

Documentos fechados predominam nos sites do governo

Censo da Web mostra que 80% dos documentos disponíveis nas páginas dos órgãos públicos estão em formato PDF
Apesar dos esforços do governo para incentivar o uso de documentos abertos nos sites públicos, os arquivos em formato PDF , ou seja fechados, representam 80% dos documentos disponíveis nessas páginas. É o que revela o Censo da Web .gov.br , desenvolvido pelo CGI.br e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por meio do W3C Brasil e do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações (Ceptro) e divulgado nesta segunda-feira (22), durante a Conferência W3C eGov Brasil, realizada em Brasília.

Na abertura do evento, a diretora de Integração de Sistemas de Informação, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Nazaré Bredas, anunciou que já está em fase de minuta uma norma para incentivar a disseminação das informações públicas na web.

Mas a realidade atual, mostra o censo, é que os sites governamentais, além de documentos fechados, apenas 5% dos sites são aderentes aos padrões estabelecidos pela W3C Brasil e apenas 2% possuem alguma característica de acessibilidade. Além disso, nenhum dos sites está disponível pele IPv6, o protocolo que substituirá o IBv4, cujos endereços devem acabar no semestre do próximo ano.

Segundo o gerente da W3C Brasil, Wagner Diniz, esse trabalho é pioneiro e, por esta razão, não pode ser avaliado se os resultados são bons ou não. Mas acha que eles contribuirão para elaboração de políticas públicas para o setor. Ele disse que esse censo fará também a análise de todos os domínios ponto br.

O censo analisou a infraestrutura de 11.856 sites, num total de 6,33 milhões de páginas. Os dados foram colhidos por ferramenta especialmente elaborada pelo NIC.br, o AnalisaInternet, em outubro e novembro de 2009 e fevereiro de 2010, analisados em agosto desse ano. O censo não avaliou o conteúdo das informações dos sites.

Nenhum comentário:

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias