Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, novembro 25, 2010

Antivírus falsos tome cuidado

Antivírus são aplicativos fundamentais para qualquer computador. Um PC sem antivírus é vulnerável a ataques de vários tipos de pragas virtuais, que podem causar muito mais do que simples dores de cabeça, podem ser os responsáveis pela sua ruína financeira, além de causarem prejuízos físicos na sua máquina. Mas, e quando o próprio antivírus é o vilão? O que fazer quando o computador fica instável logo após a instalação do antivírus? O Baixaki coletou informações e compilou este artigo para que você nunca mais seja enganado por programas que se dizem protetores, quando na verdade eles mesmos são as pragas.
ATENÇÃO: para evitar confusões, quando nos referirmos a programas falsos, destacaremos seus nomes com uma fonte diferente e a cor vermelha. Assim, evitamos que leitores que “só passam os olhos” no texto acabem pensando que o Baixaki está recomendando os aplicativos citados. Todas as vezes que falarmos de programas reais, eles terão o link para download no Baixaki, ou estarão destacados em azul.
Lobos em pele de cordeiros
Falsos antivírus (ou em inglês “rogue antivirus”) são programas que se disfarçam de ferramentas de proteção e remoção se software mal intencionado, mas que na verdade expõem o seu computador a diversos tipos de ameaças. Eles são semelhantes a programas reais, como Kaspersky, Avast, Avira, etc., e prometem proteger seu computador, mas fazem exatamente o contrário. Através de táticas como ofertas para que você compre versões completas ou profissionais do aplicativo, ele tenta convencê-lo a gastar seu dinheiro em algo mentiroso, digitar dados bancários e de cartões de crédito em sites falsos, além de diversas outras abordagens.
Um dos falsos antivírus.
Aparentemente, programas falsos possuem interfaces muito semelhantes a softwares renomados, o que faz com que o usuário acredite estar seguro. Alguns, como o Antivirus 2009, podem não representar um perigo maior aos dados do usuário, mas utilizam técnicas para assustá-lo e coagi-lo a pagar por serviços falsos. No caso específico do Antivirus 2009, que também pode ser categorizado como “scareware” (software que assusta o usuário para convencê-lo de algo), o programa embaralha ou criptografa dados da pasta “Meus Documentos” e informa que há um vírus nos arquivos nela contidos. Em seguida, é oferecida a ferramenta de remoção, que o usuário deverá pagar para pode fazer o download. Ou seja, o programa que se diz antivírus sequestra seus arquivos e só os libera depois que um resgate seja pago.
A internet também é vilã
Você já deve ter passado pela situação de entrar em um site qualquer e um pop-up ou publicidade incorporada à página exibir uma mensagem informando que o computador está completamente vulnerável a ataques, ou que o Windows detectou uma grande quantidade de vírus no computador. A mensagem até parece verdadeira, pois os idealizadores da mentira tentam copiar ao máximo a interface do sistema operacional. Porém, estes são os grandes mentirosos da internet, pois além de não oferecer aplicativo nenhum de segurança, eles expõem seus dados a charlatões e criminosos cujo intuito é roubar informações e até extorquir algum dinheiro.
Falsa mensagem de erro dizendo que o site da Microsoft é perigoso.
O pior de tudo é que muita gente cai nas armadilhas e chega a desembolsar dinheiro, para só depois perceber (ou nunca perceber) que foi enganado. Esse tipo de propaganda enganosa costuma estar presente em sites igualmente duvidosos, geralmente relacionados a pornografia, pirataria (como aquele inocente site de downloads que oferece o Adobe Photoshop e outras ferramentas caríssimas, totalmente grátis), além de serviços ilícitos, como sites que informam códigos para desbloqueio de funções adicionais de celulares, códigos “cheats” para jogos, números de série (serial key) para programas e diversos outros que prometem facilitar a sua vida de formas nada convencionais.
Dicas para não cair em armadilhas
- Evite entrar em sites cuja procedência é desconhecida. Pergunte para os amigos se eles conhecem o endereço ou, se você recebeu o link justamente de alguém conhecido, pergunte para o remetente se o link é real. Algumas pessoas não sabem que estão infectadas e que seus emails estão enviando links para toda a lista de contatos. Assim, perguntar nunca é demais.
- Nunca clique em mensagens assustadoras. Empresas idôneas não utilizam pop-ups ameaçadores para que você utilize os programas delas. Se uma caixa de texto aparecer na tela, contendo textos como “o Windows detectou uma grande quantidade de vírus no computador”, “seu computador está desprotegido, clique aqui para resolver”, fuja! Feche o navegador e nunca mais entre no site que exibiu a mensagem.
Mensagem de erro falsa.
- Algumas mensagens parecem ser de verdade. Procure prestar atenção na maneira como elas são escritas. Mensagens de erro do Windows ou de programas costumam ter uma escrita impecável, sem qualquer tipo de erro. Já as mensagens falsas não costumam atentar para os detalhes.
- Perceba a diferença entre os nomes de antivírus reais e programas falsos: Avast, Kaspersky, Avira, Comodo, etc. são exemplos de programas reais de segurança. Programas falsos costumam ter nomes mais genéricos como Antivirus 2009, XP Antivirus, MalwareAlarm, etc.
- Fique atento às mensagens que o programa antivírus exibe. Não faz sentido um antivírus encontrar vírus em uma pasta se estiver fazendo o exame em outra. Se ele estiver fazendo uma varredura na pasta “C:\Arquivos de Programas” e mostrar uma mensagem de aviso que alega existirem vírus na pasta “C:\Windows”, por exemplo, você estará executando um programa falso.
- No mundo virtual não é futilidade procurar as grandes grifes. Portanto, procure sites confiáveis, como o próprio Baixaki, para encontrar programas antivírus reais. O Baixaki tem um procedimento padrão para publicação de programas: download, exame contra vírus, instalação e testes de operação. Assim, no Baixaki você está seguro contra programas falsos.
Seu computador está com vírus... Será mesmo?
- A dica acima também vale para desenvolvedores de programas. Uma empresa como a Microsoft ou a Kaspersky Lab é muito mais confiável do que o “Tio da esquina Antivirus 2009”.
- Fuja da pirataria. Baixar programas piratas é muito mais perigoso do que baixar multimídia (vídeos, músicas, etc.), pois eles costumam vir com “cracks” e “keygens” infectados com trojans, que quando executados começam a enviar informações do seu computador para aqueles que programaram a praga.
Lista de programas falsos
A enorme lista abaixo contém o nome da maioria dos programas falsos mais fáceis de serem encontrados. Os antivírus de verdade até detectam alguns destes programas como ameaças e oferecem a remoção. Perceba que alguns deles têm nomes que lembram ferramentas de verdade, o que é uma estratégia para enganar o usuário e fazê-lo baixar o programa.
Utilize esta lista como referência e consulte-a sempre que você tiver alguma dúvida sobre a procedência de um antivírus. Mas lembre-se: o fato de um programa não estar aqui NÃO quer dizer que ele é confiável. Consulte o item “Dicas para não cair em armadilhas” caso você esteja pensando em baixar um programa que não está na lista do link abaixo.

Nenhum comentário:

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias