Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

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terça-feira, novembro 08, 2011

26º Mostratec 2011


  Escola em Rede – Blogquest
Um dos melhores projetos na minha opinião foi este que pude presenciar na mostratec pois alem de integrar toda a comunidade escolar incentiva os alunos a pensarem melhor no que esta escrevendo para seus seguidores e membros do site para bens mesmo por esta iniciativa que ele se esparrame por nossas escolas.Então vamos ver o que é esse projeto.
A Escola em Rede é um projeto que utiliza as interfaces: o blog e a webquest, como proposta facilitadora do ensino-aprendizagem num processo interdisciplinar. O presente projeto tem como objetivo otimizar a utilização do Laboratório de Informática Educativa pelos alunos e professores, no sentido de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do educando, proporcionando diversas possibilidades, estratégias e autonomia na sua aprendizagem. Inicialmente fizemos divulgações e apresentamos cartilhas informativas em todas as salas inclusive a sala dos professores, mostrando a relevância do projeto no ambiente escolar e os benefícios que ele acarretaria na aprendizgem dos discentes. Em seguida, iniciamos a criação do blog da escola, acompanhamos e auxiliamos a criação do blog dos professores e dos alunos. Começamos em 2009 com as turmas dos 1os anos, dividindo-as em três grupos, cada qual com 15 alunos. Em 2010 e 2011, atualizamos o Blogquest com a criação dos blogs dos novos professores e dos novos alunos da escola. Atualmente estão criados os blgos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante do curso de Comércio, Enfermagem, Finanças e Informática. A implantação do projeto como recurso pedagógico forneceu para a escola, professores e alunos uma nova visão sobre a informática educativa. Com isto, podemos concluir que o projeto tem enorme relevância para a comunidade, pois a educação desenvolvida com a utilização do Blogquest proporciona ao educando a ampliação do nível de aprendizagem, o desenvolvimento da cooperação, da comunicação, além das diversas estratégias pedagógicas que o educando poderá fazer uso durante o processo de estudo.

SUMÁRIO


  1. Introdução_______________________________________________05
  2. Fundamentação Teórica____________________________________06
2.1  Variação de retenção de conteúdo_________________________07
  1. Metodologia______________________________________________10
  2. Resultados e Discussões____________________________________13
  3. Conclusão_______________________________________________16
  4. Referências Bibliógraficas___________________________________18




1.  INTRODUÇÃO


Atualmente, sabe-se que a internet está cada vez mais acessível para todos, mas nem todos os alunos utilizam-na de forma didática. Para que as novas tecnologias façam parte do dia a dia dos discentes, o educador e a escola devem fornecer todos os recursos necessários para promover a interdisciplinaridade e, consequentemente, melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, formando-os cidadãos críticos e capazes de refletir sobre os conhecimentos adquiridos durante estudos e pesquisas. E, entre os diversos recursos, a informática adquire um papel bastante relevante.
O blog é uma ferramenta de fácil utilização que permite ao usuário a publicação de seus conteúdos sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Ao integrar a proposta da webquest que é uma proposta metodológica criativa e investigativa onde as informações com as quais os educandos interagem são provenientes da internet, pode-se desenvolver uma prática educativa cooperativa, em que os educandos podem integrar imagens e textos, postagem de vídeos entre outros.
Escola em Rede – Blogquest é um projeto que utiliza o blog como proposta metodológica e facilitadora da aprendizagem num processo interdisciplinar. As aulas realizadas nos Laboratórios de Informática Educativa não tinham uma proposta pedagógica e nem uma avaliação adequada para as atividades ou pesquisas desempenhadas, fazendo com que a aula ficasse dispersa e sem a interação do aluno com o conteúdo. Por isso, a Escola em Rede tem como objetivo geral otimizar a utilização do Laboratório de Informática Educativa, integrando novas tecnologias ao currículo escolar num processo interdisciplinar com o uso da metodologia empregada na Internet – Blogquest, no sentido de contribuir para desenvolvimento da aprendizagem do educando.
Ao integrar esses mecanismos do ciberespaço nomeamos de BLOGQUEST, entende-se que esse projeto propõe realizar um estudo sobre a contribuição da informática educativa na aprendizagem profissionalizante,  através da utilização dos blogs e analisar as possibilidades de interdisciplinaridade proporcionadas pela Informática Educativa com a utilização dos blogs como recurso didático.
Como afirma Moran, ensinar com a internet será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas educacionais, se ensinar e aprender se tornar um processo mais participativo, compartilhando, que nos ajude a integrar todas as dimensões da vida e compreendê-las em níveis mais profundos. Caso contrário a utilização da Internet será um paliativo, marketing, ou meio de comunicação mal aproveitado como tantos outros que temos a disposição. (Moran, 1998 apud LAMPERT, 2003, P 51). Portanto, torna-se necessário conscientizar os alunos sobre a sua utilização, principalmente no ambiente escolar, no sentido de contribuir para desenvolvimento do educando, proporcionando diversas possibilidades, estratégias e autonomia na sua aprendizagem.


















2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Entende-se que o ensino por meio da utilização do Blogquest, conduzirá o educando a desenvolver melhor sua aprendizagem visto que durante o estudo ele terá contato com vários instrumentos que lhe proporcionam uma melhor fixação do conteúdo a ser estudado.
Estudos realizados por neurocientistas, afirmam que “o pensamento a criatividade e a aprendizagem surgem da experiência.” (SALAS, 2005, p. 49).
Normalmente, as escolas têm uma visão de que todos os educandos aprendem da mesma forma, utilizando uma mesma estratégia que é o uso do quadro, pincel e, principalmente, a voz. Hoje, a ciência demonstra que o ser humano por ser diferente possui alterações também na forma de aprender.
Gardner autor das Inteligências múltiplas afirma que:

O ser humano desenvolve sua aprendizagem por meio de um conjunto de capacidade diferenciadas que são as combinações das diversas inteligências tais como: a  musical, espaço - temporal, cinestésica – corporal, lingüística, lógico matemática,  interpessoal e a intrapessoal. (GARDNER, 1995)

Com isto, o autor nos mostra que o ser humano necessita de um conjunto de estratégias para que sua aprendizagem aconteça de forma satisfatória. Portanto, para que a essa aprendizagem ocorra faz-se necessário que o conteúdo cause impacto na vida dos educandos, isto é, altere com suas emoções, com sua vida social e até mesmo interpessoal.
Para melhor compreender a teoria de Gardner, apresentaremos um estudo realizado por Neurocientistas que mapearam o nível de retenção da aprendizagem dos alunos de acordo com os métodos utilizados em sala de aula.





2.1 VARIAÇÃO DE RETENÇÃO DO CONTEÚDO
DELORS. Os quatro pilares da educação.

Pode-se observar, que de acordo com esta pirâmide de retenção de conteúdo, a melhor forma para que o educando realmente possa aprender é desenvolver uma educação Interdisciplinar, realizando uma proposta pedagógica voltadas para os quatros pilares da educação,
Segundo Delors:

a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver aprendizagens fundamentais que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver e conviver em sociedade. (DELORS, p. 89 – 102)

Levando em considerção o que Delors afirmou devemos utilizar as quatro formas de aprendizagem em um mesmo momentos, pois elas não podem ser separadas, para que o apredizado do aluno realmente aconteça é necessário a interação dessas quatro formas de aprendizagem, juntamenta com as disciplnas que serão estudadas.


3.
METODOLOGIA


Nossa pesquisa é de cunho hipotético dedutivo, visto que buscamos constatar se são verídicas as premissas que servem de base para o presente trabalho.
Inicialmente fizemos divulgações e apresentamos cartilhas informativas em todas as salas, inclusive na sala dos professores, mostrando a relevância do projeto no ambiente escolar e os benefícios que ele acarretaria na aprendizagem dos discentes. A divulgação ocorreu no dia 08 de março de 2009, durante os horários de aula das 07h00min  às 17h00min horas, nas salas de aula da Escola Estadual de Educação Profissional Governador Luiz de Gonzaga Fonseca Mota. Houve boa receptividade de todo o corpo docente e discente da escola citada.
Em seguida, iniciamos a criação do Blogquest da escola,  acompanhamos e auxiliamos a criação do blog de cada professor e, posteriormente, iniciamos, juntamente com os alunos, a criação dos seus respectivos blogs. Primeiro pedimos autorização da diretora para que pudéssemos encaminhar os alunos para o Laboratório de Informática seguindo a sequência das turmas, sempre priorizando a organização. O passo seguinte foi a explicação de como criar um blog.
Começamos no ano 2009 com a turma do 1º ano de Enfermagem, dividido-a em três grupos, cada qual com 15 alunos. Todas as outras turmas seguiram a mesma repartição: 1º ano de Finanças, 1º de Informática. Em 2010 e 2011, atualizamos o Blogquest com a criação dos blogs dos novos professores e dos novos alunos que estavam ingressando na escola. Atualmente estão criados os blogs 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante dos cursos de Comércio, Enfermagem, Finanças e Informática.
Com o Blogquest pode-se desempenhar aulas interativas com atividades desenvolvidas a partir da pesquisa realizada na internet, e ainda realizar outras atividades como a dramatização/teatro, dança, seminários utilizando software como o impress/writer ou outros como animação/música, criação de história em quadrinho, podendo cada atividade ser registrada no blog de cada educando, fazendo do Blogquest seu caderno virtual. E o educador por meio do seu blog realizará a correção e ou a avaliação da atividade solicitada, podendo ainda fazer o registro através de comentário, ou adaptar novas técnicas de avaliação.
De início tínhamos como proposta de avaliação, somente os comentários dos professores nos blogs dos alunos, mas de acordo com as observação feitas pelos participantes do projeto e pelos professores da escola optamos por modificá-la, pois nem todos os professores tinham tempo suficiente para avaliar as atividades postadas no blog dos alunos no mesmo dia, gerando um desconforto, já que somente alguns blogs teriam o resultado do desempenho da atividade. Diante disso a avaliação seria acrescentada ao blog dos alunos no decorrer da semana, através da postagem de comentários, ou divulgando os resultados nas salas de aula.
Com esse novo estilo de avalição adotado pelos professores houve uma maior facilidade, pois eles teriam mais tempo para realizar a avaliação, havendo uma maior aceitação, já que alguns docentes estavam relutantes em aderir ao projeto por causa da falta de tempo. Também preparamos um plano de aula para que cada professor pudesse ter um conhecimento básico sobre como seria explorado o blog. O plano de aula segue os seguintes procedimentos:

Introdução - Define a atividade.
Tarefa - Determina a forma na qual a informação deverá ser organizada em forma de livro, jornal, vídeos, texto, produção do impress, writer, história em quadrinho; Calc a construção de uma tabela desenho etc,.
Processo - Informa o software e outros produtos a serem utilizados como: os vídeos do MEC que estão na memória dos computadores, Rived, internet e etc,.
Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web.
Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.
Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a Web Quest. Coloca-se o link, quando for página da Web; quanto ao material físico coloca-se a referência bibliográfica.

Definimos juntamente com os professores que a pirmeira aula seria teoria, ministrada em sala de aula e outra seria prática ministrada no Laboratório de Informática, ficando a critério do professor se ele utilizaria as duas aulas disponíveis no dia, ou se iria realizar uma semana a aula teórica e a outra semana aula prática. Dessa forma a aprendizado seria mais significativo, pois os discentes estariam aplicando a teoria adquirida na sala de aula. Com isso o conteúdo estudado teria mais sentido, pois os alunos estariam produzindo novas maneiras de aprender e fixar conhecimento.
Durante o processo inicial de implantação do projeto recebemos algumas sugestões, dentre elas a criação de uma espécie de rede entre os blogs da escola. A partir dessa ideia descobrimos o uso do HTML, ferramenta que poderíamos utilizar para conectar de forma prática todos os blogs existentes na escola, então fizemos com que a Escola ficasse em Rede, todos interligados entre si.
Após a interligação entre o blog dos alunos, dos professores e o blog da escola, criamos um blog para representar cada sala – Comércio, Enfermagem, Finanças, Informática e a Salas dos professores – tínhamos os nomes de cada aluno da sala e de cada professor, com o link do seu respectivo blog, facilitando o acesso, pois todos os blogs estariam ligados ao blog principal, o da escola.








4. RESULTADOS E DISCUSSÕES


A implantação do blog como recurso pedagógico fornceu para a escola, professores e alunos uma nova visão sobre a informática educativa, fazendo com que os alunos utilizem o computador e a internet como um meio de construir seu conhecimento, tornando-os profissionais capazes de avaliar, criticar e criar suas próprias escolhas.
Nesse sentido a contribuição e a orientação dos professores é extremamente importante, pois a partir de seus planejamentos consistente e objetivos bem defindos é que os alunos irão alcançar bons resultados.
Atualmente, uma das maiores preocupações dos docentes é o nível dos trabalhos acadêmicos, pois com a utilização da internet os alunos não tem o interesse de pensar, apenas copiam e colam o conteúdo exposto na internet. Portanto, a Escola em Rede – Blogquest tem como protagonistas e foco principal de suas atividades os alunos, ampliando a autonomia através da interdisciplinariade.
Por esse motivo, os professores participaram ativamente de todo o processo de desenvolvimento e execução do projeto na Escola Estadual de Educação Profissional Governador Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, porém tivemos algumas dificuldades com relação ao método avaliativo. Os docentes não estavam com tempo suficiente para avaliar o blog de todos os alunos no mesmo dia, portanto as atividades estavam ficando sem avaliação. Por isso optamos por modificá-la, aumentando o tempo de avaliação para uma semana após a atividade ser repassada para os alunos.
Em 2009, existiam na escola 134 alunos regularmente matriculados, dos quais 100% tinham criado sua conta no Blogquest, bem como todos os docentes daquele ano. A utilização dos discentes era de 64% e os outros 36%, inicialmente, não tiveram interessem em aderir a essa nova ferramenta de aprendizagem, porém no decorrer do processo foram percebendo a importância, praticidade, inovação e interatividade que o blog poderia lhes oferecer passando a utilizá-lo frequentemente em suas atividades escolares.
Em 2010, a escola aumenta a quantidade de alunos para 247, dos quais 100% dos alunos novatos fizeram sua conta no Blogquest, portanto a utilização dos blogs pelos discentes passou a ser 82% de alunos que acessavam frequentemente o blog, postando todas as atividades pedidas pelos professores e 18% que ainda não tinha acessado seu blog.

Apesar da quantidade de alunos que acessavam o blog percebemos a necessidade de fazer uma conscientização entre os professores, principlamente os docentes que tinham sido contratados pela escola no ano de 2010, pois apesar de terem criado o blog não estavam empregando a ferramenta em suas aulas, deixando os discentes dispersos com relação a postagem das atividades. Com isso todos os professores, sem excessão, passaram a exigir que os alunos postassem os exercícios no blog.
Em 2011, a escola tem um total de 349 alunos, 100% deles com blog, sendo que 93% dos discente usam o blog como uma ferramenta que proporciona uma melhora no rendimento escolar e na comunicação com os professores e 7% ainda estão em adaptação, pois ainda não perceberam a importância do Blogquest para seu aprendizado.

Ao desenvolver a educação por meio do Blogquest todos contribuem para a autoformação da pessoa humana, no intuito de ensinar a tornarem-se protagonistas de sua história, colaborando para o despertar de valores, competências e habilidades como: a solidariedade, cooperação, autonomia, capacidade de compreensão, discernimento, concentração, criação e capacidade de resolução de problemas, e ainda as habilidades de investigação, observação, dedução lógica e, principalmente, espírito crítico.

 

5. CONCLUSÃO


Conclui-se que no decorrer do processo, a comunidade escolar percebeu a importância, praticidade e interatividade do projeto, fazendo com que todos utilizassem os blogs efetivamente em suas atividades escolares. Consequentemente garante a maximização de seu potencial intelectual, pois nenhum sujeito pode dominar completamente nem mesmo um único campo de conhecimento, quanto mais toda a série de disciplinas e competências exigidas no decorrer do curso.
Ao utilizar a proposta metodológica do BlogQuest os educandos estarão sendo estimulados a ampliar as suas funções cognitivas, além de serem estimulados a buscar novos conteúdos e novos caminhos de aprendizagem, tornando um profissional atualizado e capaz de construir seus próprios meios de aprender e principlamente de fixar o conhecimento. Vimos também que essa junção de forma adaptada facilitaria na retenção dos conteúdos e os alunos teriam maior estímulo em suas pesquisas.
Durante o processo do Blogquest podemos perceber que a aprendizagem do alunos melhorou bastante, pois as pesquisas que os alunos estavam fazendo eram todas direcionadas para as disciplinas da escola, fixando seus conhecimentos e, consequentemente, aumentando seus desempenho e suas notas.
O Laboratório de Informática Educativa deixou de ser apenas um ambiente de lazer, tornando-se também um ambiente educativo, pois os alunos podem utilizar os computadores, ferramenta inovadora e interessante para os alunos, como um instrumento que irá melhorar seus conhecimentos e lhes proporcinará um aprendizagem cooperativa, podendo interagir em tempo real.
Descata-se, também, que a Escola em Rede – Blogquest reduz, consideravelmente, o consumo de papel e dessa forma temos a oportunidade de preservamos o meio ambiente, diminuir os gastos da escola e fazer com que o aluno perceba que novas opções de conhecimento podem influenciar em várias perspectivas.

Com isto, podemos concluir que o projeto tem uma enorme relevância para a comunidade, pois a educação desenvolvida com a utilização do Blogquest proporciona ao educando a ampliação do nível de aprendizagem, o desenvolvimento da cooperação, da comunicação, além das diversas estratégias pedagógicas que o educando poderá fazer uso durante o processo de estudo, como html, postagens de filmes e imagens, acesso às línguas estrangeiras, além de aprender a trabalhar com o pacote BrOffice, criação de sites e a navegar na Internet sem a necessidade de cursos específicos.







6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


SILVA, Karine Xavier Soares. Webquest uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da internet. Brasília: UCB, 2006

MENTA, Rosângela. Tutorial para cria e editar webquest: recursos básicos. 2008. Disponível em: < http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_
escolabr1.pdf>. Acesso em: 12 de abril de 2011.

GARDNER, Howard. Inteligência Múltipla: a teoria na prática. Howard Gardner; tradução de Maria Ariadna Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ANTUNES, Celso. Inteligências Múltiplas e seus jogos: inteligência cinestésico-corporal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102.
SILVA, Raúl Salas (Phd). Educación e Neurociência: cómo desarrolar al máximo las potencialidades cerebrales de neeustros educandos. Ed. Universidad Americana, Asunción-Py: 2007.




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