Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, março 21, 2011

Lidando com bad bloks em discos rigidos






Bad block ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido. Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor esses setores com defeito são marcados com um "B".

Vários usuários nos escrevem perguntando como é possível recuperar discos rígidos com "bad blocks". Muitos falam que após formatarem o disco rígido em baixo nível, os "bad blocks" desaparecem.

O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física não formatam fisicamente o disco. Caso isso fosse possível, o disco rígido seria danificado. Isso ocorre porque entre as trilhas de um disco rígido há um sinal chamado servo que serve de orientação para a cabeça do disco rígido. Se a gente realmente formatasse um disco rígido em baixo nível, esses servos seriam apagados e a cabeça do disco rígido não teria mais como mover-se.

Os programas formatadores de baixo nível são utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco (para sua segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial), não efetuando - apesar do nome - a formatação em baixo nível.

Esses programas possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (através do comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela de setores defeituosos. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" ("Bad Block") na FAT, embora os setores defeituosos continuem existindo no disco.

Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore (ou seja, os setores são "escondidos").

Se, após esse procedimento, novos setores defeituosos começarem a surgir, você deverá descartar o disco, pois a superfície magnética está se deteriorando por algum motivo.

Removendo os Bad Blocks

Vários usuários nos escrevem perguntando como é possível recuperar discos rígidos com "bad blocks". Muitos falam que após formatarem o disco rígido em baixo nível, os "bad blocks" desaparecem.

O que ocorre na verdade é o seguinte. Atualmente os programas de formatação física NÃO FORMATAM fisicamente o disco. Eles possuem utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco (para sua segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial).

Esses programas possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" na FAT, embora os setores defeituosos CONTINUEM existindo no disco.

Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore.

Se, após esse procedimento, novos setores defeituosos começarem a surgir, você deverá descartar o disco, pois a superfície magnética está se deteriorando por algum motivo.

O melhor programa para ser usado nesse procedimento é o fornecido pelo fabricante, em sua página de utilitários. Abaixo você poderá dar o download dos programas para as marcas mais comuns de discos rígidos.


Programas para a recuperação de "bad blocks"

* Fujitsu (http://www.fujitsu-europe.com/support/disk/software/erase.zip)
* Maxtor (http://www.maxtor.com/en/support/downloads/maxblast3.htm)
* Quantum (http://www.maxtor.com/en/support/downloads/maxblast3.htm)
* Samsung (http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/utilities/attach_file/clearhdd.exe)
* Seagate (http://www.ameriwebs.net/groupworks/downloads/sgatfmt4.zip)
* Western Digital (http://support.wdc.com/download/dlg/dlgdiag28.zip)




Por: Willian Fonseca – Site Baixaki
Em poucos passos, você pode descobrir se o seu disco rígido tem falhas, evitando problemas futuros. hdd
Como muitas pessoas sabem, o disco rígido é o sistma principal de gravaçãoo de dados utilizado pelo nosso computador. Nele, todos os arquivos que utilizamos são escritos em setores ou blocos, designados para armazenar as informações necessárias.
No entanto, podem aparecer algumas falhas em pequenos locais do componente, o que chamamos de Bad Blocks ou Bad Sectors. Este artigo tem como proposta explicar um pouco mais sobre o defeito, que é muito comum e pode ser facilmente amenizado por você mesmo, usuário.
O que são?
Os Bad Sectors, ou bad block, como a própria tradução deixa a entender, são basicamente setores ruins ou defeituosos do nosso disco rígido. O mau funcionamento desses setores pode implicar em problemas na gravação ou leitura de dados durante o uso do computador, por exemplo.
Como eles ocorrem?
Diversas fontes podem causar os Bad Blocks no seu disco rígido, além, é claro, do desgaste natural do componente durante os anos. Evitar quedas de luz inesperadas, mau desligamento e todas as recomendações muito conhecidas para o HD são boas maneiras de preservá-lo e diminuir o aparecimento dos setores defeituosos.
Para eliminar o problema, é possível realizar o Check Disk, um processo que encontra os setores defeituosos, marcando-os para que o sistema operacional não os utilize mais, evitando assim que maiores problemas ocorram graças às falhas no disco rígido.
CHKDSK
Este é exatamente o comando a ser executado para analisar o seu disco rígido e conferir se há problemas com os Bad Sectors. Sempre que desligamos o computador da maneira errada, automaticamente o Windows tenta realizar o processo antes de iniciar o sistema, o que é muito importante para conferir se o disco foi danificado.
Você pode executar a tarefa através do prompt de comando, ao utilizar o Windows ou, na maneira mais recomendada, antes mesmo de iniciar o sistema operacional. Para isso você precisará “bootar” o computador a partir do CD ou DVD de instalação do seu Windows, como faria em uma formatação, por exemplo.
Para checar o seu disco rígido no XP, siga os seguintes passos.
1. Realize o boot a partir do CD de instalação do sistema. (aprenda como fazer isso neste link)
2. Em “Bem vindo ao programa de instalação” (Welcome to Setup), clique Enter para proseguir.
3. Na tela sobre o contrato de licença do Windows, tecle F8 para concordar com os termos descritos.
4. Duas opções aparecerão na tela. Tecle “R” para reparar o Windows XP.
5. Escolha a unidade do Windows corretamente a partir da numeração.
6. Tecle “CHKDSK” no prompt de comando
Caso o sistema diga que o disco rígido está funcionando normalmente, pode ser necessário inserir outro comando semelhante para “forçar” a análise. Se essa mensagem aparecer na sua tela, basta digitar CHKDSK /p para realizar o processo sem problemas.
Outras opções
Também é possível realizar o processo através do prompt de comando nativo do Windows (digitar em executar no menu iniciar CMD ou is na pasta acesórios do menu iniciar) . No Windows Vista, basta digitar a palavra “prompt” na caixa de pesquisa do menu iniciar para encontrar a função rapidamente.

Já no Windows XP, ele se encontra em Menu Iniciar>Todos os programas>Acessórios>Prompt de comando. Nos dois sistemas operacionais, como ressaltado anteriormente, basta teclar CHKDSK para executar a análise do seu disco rígido.
Softwares interessantes
Além dos processos nativos do Windows, é possível fazer uso de aplicativos especialmente desenvolvidos para encontrar e resolver o problema. O melhor exemplo é o HDD Regenerator, que atua diretamente no disco rígido, realizando a tarefa de análise com muita eficiência.
Em nossa categoria de ferramentas para discos, você pode encontrar dezenas de aplicativos ideais para as situações descritas, além de muitas outras possibilidades interessantes. Utilize também palavras-chave em sua busca, procurando mais especificamente por algum aplicativo que atenda às suas exigências.
Baixar
Fonte: .clubedohardware

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias