Processador, memória e modem 3G são itens importantes
Processador, memória e modem 3G são itens importantes
Netbooks são computadores com o tamanho reduzido e criados para realizar tarefas cotidianas, como edição de texto e, principalmente, navegar na internet. Com preço médio de R$ 1.200, eles não têm o poder de processamento de notebooks convencionais, mas são fáceis de carregar em viagens ou para a sala de aula. Veja a seguir as principais características desses aparelhos e o que deve ser levado em conta na hora da compra.
Peso/Tamanho
Em média, um netbook pesa 1,3 quilo. As dimensões ficam em torno de três centímetros de altura, vinte centímetros de profundidade e trinta centímetros de largura. O tamanho da tela fica entre oito e onze polegadas.
Itens obrigatórios
Entre os recursos obrigatórios em qualquer netbook estão suporte a redes sem fio do padrão Wi-Fi, webcam e entradas para cartão SD.
Processador
É um dos principais fatores para determinar a velocidade de um computador. A maioria dos netbooks vem com o chip Atom, da Intel. Na média, ele tem velocidade de 1.6 MHz, mas alguns netbooks mais sofisticados têm chips mais rápidos.
Atom: processador equipa a maioria dos netbooks.
Atom: processador equipa a maioria dos netbooks.
Memória RAM
Há netbooks com 4GB de memória RAM, mas a maioria fica em torno de 1GB ou 2GB. Assim como o processador, quanto mais memória, mais rápida será a velocidade do computador ao realizar as tarefas.
3G
Ter um modem 3G embutido no netbook significa acessar a internet em muitos lugares onde não há sinal Wi-Fi, desde que haja cobertura de sinal da operadora de telefonia. Basta inserir o chip do celular no modem e navegar. Em alguns netbooks, comercializados em parcerias com operadoras, o modem 3G é bloqueado. Mas há modelos que aceitam qualquer chip.
Processamento gráfico
Nem todos os netbooks possuem processador dedicado aos recursos gráficos. Esse chip faz diferença na hora de assistir a vídeos de alta resolução e rodar aplicações gráficas de vídeo, entre outras atividades.
Por isso, um dos diferenciais dos netbooks mais sofisticados é a presença de um processador gráfico, normalmente da NVidia. No exterior já há diversos modelos equipados com a linha ION, a mais avançada entre os chips gráficos para equipamentos portáteis.
Armazenamento
Netbooks possuem em média 160GB de espaço para armazenamento. É mais do que suficiente para um equipamento desse tipo.
Alguns netbooks usam discos do padrão SSD (Solid State Disk). Eles funcionam de forma similar a memórias do tipo Flash (encontradas em pen drives) e não têm partes móveis. Por isso, são mais rápidos e resistentes do que os HDs convencionais. Por outro lado, são mais caros.
Teclado
Uma boa dica ao comprar um netbook é visitar uma loja e testar alguns modelos. Tente se acostumar com as teclas sem espaçamento e com a disposição entre elas.
Teclado: tecla "Fn" aciona alguns comandos.
Teclado: tecla "Fn" aciona alguns comandos.
O teclado de um netbook equivale à metade do tamanho de um teclado padrão. Pode ser cansativo passar horas digitando documentos em um netbook, ou utilizar mensageiros por muito tempo. Para compensar a falta de espaço, há a tecla “Fn”, que aciona as teclas de atalho, numéricas e de sistema.
Sistema operacional
Atualmente a maioria dos netbooks vem com os sistemas Windows XP e Windows 7. Há ainda alguns modelos com Ubuntu Linux. De modo geral, as opções com Windows são as mais adequadas, devido à quantidade de programas disponíveis para essa plataforma. O Windows XP é mais antigo do que o 7, mas é mais rápido.
Portas USB
Em média os netbooks possuem três portas USB. Lembre-se que ao plugar um mouse e um teclado, restará apenas uma porta. Escolha um modelo como maior número de portas possível.
USB: porta é fundamental para plugar outros aparelhos.
USB: porta é fundamental para plugar outros aparelhos.
Bluetooth
O padrão sem fio Bluetooth é útil principalmente para trocar arquivos com celulares. Alguns mouses sem fio também usam esse padrão.
Saída de vídeo
A maioria dos netbooks possui saída VGA. Ela permite conectar o equipamento a televisores e projetores, sendo útil em apresentações de trabalho. Alguns netbooks têm saída do padrão HDMI, que transmitem sinal de vídeo digital.
HDMI: conexão digital melhora a definição das imagens.
HDMI: conexão digital melhora a definição das imagens.
Drive de CD/DVD
Em geral, netbooks não possuem leitor óptico, mas alguns modelos mais recentes possuem leitor de CD e DVD.
Fonte: iG Tecnologia