Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Você é um bom profissional ?

Você, técnico em informática, já parou pra pensar o quanto o título de técnico é mal visto pelas pessoas ? Não importa se é técnico em informática, eletrônica, mecânica… o que importa é que somos técnicos, só isso.
Quantas vezes já ouvi da boca das pessoas um “O técnico me enrolou”, “um técnico me vendeu uma peça nova e colocou uma usada” ou até mesmo “o técnico tirou uma peça boa e pôs uma quebrada”… mas será que as coisas são mesmo assim ? Porque será que temos esta fama ? Podemos mudar essa realidade ?

Respondendo à primeira pergunta: Sim, as coisas são assim sim! Tenho apenas 3 anos na área mas vivi o bastante pra ver o que acontece mundo à fora. Clientes que são enganados, irresponsabilidade dos técnicos, mentiras e até roubos, o currículo de negligências é grande, o de conhecimento não.
Em 2 semanas dois casos me chamaram a atenção. No primeiro deles, numa empresa de auto-peças aqui da cidade, aconteceu o seguinte… O dono da empresa solicitou à empresa que eu trabalho a instalação e configuração de um servidor Linux com proxy,firewall e VPN na Matriz e para isso comprou um “servidor” novo. Chegando na loja, me deparei com o dito servidor novo: um computador enferrujado e mal cuidado, que de novo não tinha nada. Para não ser indiscreto eu perguntei:
- Vocês compraram esse servidor quando ?
- Compramos ontem.
- Certo.
Eu pensei “compraram ontem… Talvez eles não tivessem dinheiro o bastante e tivessem economizado no gabinete”, mas… tudo bem, continuei o serviço. Aliás, ia continuar se não fosse o servidor que não ligava. Vendo que a coisa não ia pra frente resolvi abrir o jogo.
- Cara, esse computador não é novo não. Olha só o gabinete, olha a fonte e a placa de rede toda enferrujada. Tem que trocar isso aqui.
- Mas esse servidor é novo, o rapaz montou ele ontem.
- Amigo, seguinte… Você acha que ele é novo, mas ele não é.
Trocando em miúdos, o técnico vendeu um computador com fonte, placa de rede e gabinete usados pelo preço do novo e além disso não teve o cuidado de ao menos testar o “servidor” que ele montou. No fim das contas o dono da empresa devolveu o computador, não contratou mais os serviços do técnico e foi comprar o servidor em uma loja da cidade.
Outro caso (ontem) aconteceu numa escola aqui da cidade onde eu assumi a parte de TI. O diretor da escola contratou um cara pra dar manutenção aos computadores da instituição. Nessa última semana um dos computadores do laboratório deu problema e o “téco” condenou a placa-mãe da máquina. O diretor, na sua inocência técnica, disse “A placa não presta mais né ? Pode levar pra você icon biggrin Profissão Técnico em Informática… Mau caráter ? ”. O técnico todo feliz levou a placa. O problema é que junto com ela ele levou o processador e a memória e ficou por isso mesmo. O téco levou a melhor em cima do diretor mas perdeu um cliente e certamente, se depender do diretor da escola, perderá vários outros.
Situações como essas duas que citei acima e outras que vocês devem conhecer são situações que esses profissionais poderiam ter evitado, poderia ter sido honestos e ter conquistado cada vez mais a confiança do cliente. Aqui em casa já fomos vítimas dessas malandragens e a última delas, uma impressora que foi pro concerto e voltou sem funcionar nada, foi parar no PROCON e hoje está no Juizado Especial de Pequenas Causas. Não são poucas as histórias de enrolações e pitús dados em pessoas leigas.
Apesar da profissão contar com profissionais comprometidos com a honestidade e com a qualidade dos serviços prestados, há uma (boa) parcela de pessoas que não estão nem aí pra o que os outros pensam e falam dela.
Como pode um técnico, na ausência de um aterramento, afirmar pra um cliente que “pode deixar assim que vai funcionar icon biggrin Profissão Técnico em Informática… Mau caráter ? ” ?
Como pode um técnico, na iminência de falha no HD, formatar um computador e não avisar ao cliente sobre o que pode acontecer ?
Como pode um técnico comprar um produto de qualidade duvidosa guiado somente pelo preço ?
Técnicos devem ter conhecimentos técnicos, ele não pode ser apenas mais um usuário entendido que ainda acha que o Linux é uma versão do Windows. Os empresários e as pessoas comuns procuram por profissionais que possam que lhe dar respostas, lhe explicar o que e porque aquilo aconteceu, não basta dizer que uma fonte queimada foi uma consequência do sopro divino ou que uma memória que fez com que o computador apitasse estivesse com problemas. Que sopro divino é esse? Porque o problema na memória ?
Você gostaria de ir ao mecânico trocar uma peça, perguntar o porque da troca e ele simplesmente lhe disser “Apenas teve que trocar” ?
Cada um de nós ao tomarmos nossas decisões e de acordo com nossas atitudes podemos mudar esse cenário. É claro que em toda profissão sempre existirão os maus caráteres e na nossa não será diferente, mas vamos tentar mudar esse cenário e mostrar as pessoas que nem todos nós somos assim.
Você tem alguma histório pra contar? Conte sua história nos comentários, deixe sua opinião.
Abraços.

Nenhum comentário:

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias