Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, dezembro 21, 2011

O PandaLabs revela as suas principais previsões para a segurança informática em 2012:

Segundo a panda é muito crescente o numero de ataques e roubo de dados de empressas em redes sociais e como a crescente tendencia de se ter tudo guardado nas nuvens isso aumenta ainda mais os riscos de perda das informações contida veja abaixo os principais ataques para 2012. 
Malware para smartphones: Há mais de dez anos que muitos fabricantes de soluções antivírus têm vindo a prever epidemias de malware para smartphones. Anos depois, verificando que a situação não se mostrou tão apocaliptica como o previsto, vieram afirmar que foi a presença de software antivírus nesses dispositivos que evitou uma catástrofe. Mas na realidade estavam novamente enganados. Se o facto de possuir uma solução antivírus fosse suficiente para resolver todos os problemas de malware, o mundo era um lugar melhor. Infelizmente, tanto os utilizadores como as empresas de segurança se encontram à mercê dos ciber-criminosos, que são quem decide a que plataforma dirigem os seus ataques. Neste contexto, o ano passado o PandaLabs previu um aumento do número de ataques a smartphones, e o facto é que o sistema operativo Android se tornou no alvo móvel principal dos ciber-criminosos em 2011. Em 2012 ocorrerão novos ataques à plataforma Android, mas não numa escala massiva. Os novos métodos de pagamento móveis poderão tornar-se no próximo grande alvo dos Trojans, mas como sempre, isso dependerá essencialmente do seu nível de popularidade.

·         Malware para tablets: O facto dos tablets partilharem o mesmo sistema operativo dos smartphones, significa que podem facilmente também ser afectados pelo malware destinado a essas plataformas. Adicionalmente, os tablets podem obter um interesse especial por parte dos ciber-criminosos à medida que os seus utilizadores os elegem para um número cada vez maior de actividades, nomeadamente as que resultam numa maior probabilidade destes dispositivos alojarem mais dados sensíveis do que por exemplo um smartphone.

·         Malware para Mac: Com o crescimento contínuo da quota de mercado de utilizadores de plataformas Mac, também o número de ameaças a estas destinadas aumentará proporcionalmente. Felizmente, os utilizadores de Mac encontram-se actualmente mais conscientes de que os sistemas Mac não são imunes a ataques de malware, utilizando com maior frequência programas antivírus, e assim dificultando o trabalho dos ciber-criminosos. O número de exemplares de malware para Mac continuará a crescer em 2012, apesar de em muito menor ritmo do que os destinados a PCs.

·         Malware para PCs: Nos últimos anos, o número de ameaças tem vindo a crescer exponencialmente, e tudo parece indicaar que a tendência continuará em 2012. Os Trojans são a arma de eleição dos ciber-criminosos para os seus ataques, como demonstra o facto de que três em cada quatro novos exemplares de malware criados em 2011 foram Trojans, desenvolvidos para permanecer silenciosamente nos computadores dos utilizadores enquanto roubam a sua informação.

·         Ciber-criminosos direccionados a PMEs: Por que motivo os ciber-criminosos parecem preferir atacar os utilizadores de serviços bancários online em vez de atacar directamente as instituições bancárias para roubar dinheiro? A resposta a esta questão está relacionada com o rácio custo-benefício do ataque: as entidades financeiras encontram-se normalmente muito bem protegidas, e as probabilidades de lançarem um ataque bem sucedido são remotas e dispendiosas. Contudo, atacar os seus clientes para roubar a sua identidade para se fazerem passar por eles, torna-se muito mais simpes. A segurança das PMEs não é tão forte, e isso torna-as muito atractivas aos ciber-criminosos, que podem roubar dados de centenas ou milhares de utilizadores de uma só vez. Em muitas ocasiões, as PMEs não têm equipas de segurança dedicadas, o que as torna muito mais vulneráveis.

·         Windows 8: A próxima versão do popular sistema operativo da Microsoft está agendada para Novembro de 2012, e apesar de supostamente não vir a obter um grande impacto no panorama do malware do próximo ano, certamente oferecerá aos ciber-criminosos novas oportunidades para criar software malicioso. O Windows 8 permitirá aos utilizadores desenvolverem aplicações para virtualmente quaisquer dispositivos (PCs, tablets e smartphones) que corram sobre esse sistema operativo, logo, será possível desenvolver aplicações maliciosas como as que são criadas para Android. Mas de qualquer modo, isso não ocorrerá muito provavelmente até 2013.

“O cenário global não está a melhorar. À medida que as novas tecnologias avançam, os ciber-criminosos desenvolvem novos modos de ataque, por vezes apenas adaptando técnicas já existentes a novas plataformas. O resultado final é a falsa sensação de segurança por parte dos utilizadores, que se mostra o melhor amigo dos ciber-criminosos.”

Nenhum comentário:

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias