Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, julho 29, 2011

Rede Corporativa com Intranet

Uma intranet é uma rede de computadores privada ou uma “internet privada”. Somente os computadores que respondem ao mesmo gateway, possuem a mesma máscara de rede e estão dentro de faixas de ip iguais, é que poderão acessar esta rede.

Ela é muito usada quando a empresa possui um sistema ERP em PHP. Além disso é possível fazer pequenos sistemas interessantes para auxiliar os funcionários, por exemplo, agendas de compromissos, lista de aniversário, lista de tarefas, chat, etc.

Sobre o Wamp

O Wamp é um aplicativo totalmente gratuito, que instala em sua máquina de forma automática três programas necessários para rodar um sistema de intranet. São eles: PHP, Mysql (base de dados), Apache.

Montando a intranet

1 – Instale o Wamp na máquina que servirá de servidor, ela deverá estar configurada corretamente dentro de uma rede. Somente é necessário instalar o Wamp na máquina que será o servidor.
2 – Acesse o diretório C:\wamp\bin\apache\apache2.2.6\conf, dentro dele estará o arquivo httpd.conf, você deverá abrir ele para edição.
Encontre dentro dele a seguinte sequência de linhas:
#
# Controls who can get stuff from this server.
#
#   onlineoffline tag – don’t remove
Order Deny,Allow
Deny from all
Allow from 127.0.0.1
Coloque uma cerquilha ou “jogo da velha” na frente da linha “Allow from 127.0.0.1“, e logo abaixo a ela crie uma nova linha, “Allow from all” sem aspas. Salve o arquivo, e reinicie o seu wamp.
3 – Verifique se o acesso aos arquivos da pasta www, já estão liberados a todos, vá a um outro computador e digite no navegador “http://nome-da-maquina-servidor”.
Se você conseguir visualizar o index.php que esta no servidor, parabéns você conseguiu configurar corretamente a intranet!

Liberando o acesso ao phpmyadmin a todos

Caso você deseje configurar também tabelas e bancos através de outros computadores dentro da rede. Você pode liberar o acesso ao phpmyadmin a eles também.
1 – Acesse a pasta “C:\wamp\alias“. Abra o arquivo phpmyadmin.conf para edição.
2 – Encontre a seguinte sequência de linhas:
<Directory “c:/wamp/apps/phpmyadmin2.10.1/”>
Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
AllowOverride all
Order Deny,Allow
Deny from all
Allow from 127.0.0.1
</Directory>
3 – Coloque cerquilha ou “jogo da velha”, na frente da linha “Allow from 127.0.0.1“, e crie uma linha logo abaixo desta “Allow from all” sem aspas.
4 – Reinicie o apache para que as alterações tenham efeito.
Desta maneira você poderá acessar toda a parte de administração das bases de dados de quaisquer outros computadores da rede. Lembre-se que esta é uma opção perigosa de ser habilitada, é preferível que apenas você, o administrador da intranet, tenha acesso a este controle.

Arquivos do seu sistema em PHP

Os arquivos do seu sistema em PHP, deverão ser colocados na pasta c:/wamp/www. Após colocar todos os arquivos, você poderá chamá-los normalmente pelo navegador.
É interessante não modificar o arquivo index.php padrão. A sugestão é que você organize seus projetos em pastas dentro do diretório padrão, assim eles ficarão melhor organizados.

Acessando a intranet com o ip do servidor

Caso você tenha máquinas em grupos de trabalhos diferentes, é interessante que você acesse o servidor pelo endereço de ip, e não pelo nome da máquina como foi mostrado anteriormente.
Para pegar o endereço de ip, no servidor abra o prompt de comando do dos, e digite no console o comando “ipconfig”, lá será mostrado o ip do servidor, é ele que deverá ser digitado no navegador.
Fonte:http://www.informaticainteligente.com.br

Nenhum comentário:

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias