Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, julho 26, 2011

Parlamento gaúcho lança portal AL Inclusiva durante seminário sobre mídia e deficiência

 
A partir desta quarta-feira (27), o Parlamento gaúcho passará a ter mais um espaço importante voltado à acessibilidade, por meio do portal www.al.rs.gov.br/assembleiainclusiva. O lançamento do portal acontece durante a programação do seminário Mídia e Deficiência: Qual o papel da comunicação no processo de inclusão?, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), das 9 horas até o final da tarde, no Teatro Dante Barone. 
 
Recursos e conteúdoO coordenador da Divisão de Internet, Intranet e Portais do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da ALRS, Eduardo Seganfredo, ressalta que foi desafiador incorporar os requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência. O teste de usabilidade foi feito com colaboração de um servidor do Parlamento que tem deficiência visual, garantindo a identificação de todos os ajustes necessários. Já a parte de imagens precisa ter descrição para estar de acordo com estes requisitos, complementa.
 
O portal AL Inclusiva disponibiliza vídeos com tradução em libras e vídeos apresentados pela TV Assembleia sobre como lidar com pessoas com deficiência, dropes de inclusão da Rádio AL, cartilha com dicas de convivência, Manual de Mídia Inclusiva, agenda, legislação sobre a questão e ações desenvolvidas pela ALRS por meio do Grupo de Trabalho (GT) que trata do tema inclusão.
 
De acordo com a coordenadora do projeto Assembleia Inclusiva, Juliana Carvalho - também responsável pelo conteúdo do novo portal -, toda a programação do site tem de ser pensada de forma a ser acessível. Por exemplo, há características relacionadas às deficiências visuais, havendo necessidades específicas, como a possibilidade de alteração do tamanho dos caracteres.
Ela ressalta ainda que o portal terá o selo da ONG Acessibilidade Brasil, a garantia de que contempla as regras sobre acessibilidade.
 
DesenvolvimentoO coordenador da Divisão de Internet esclarece que foi possível desenvolver todo o portal com os recursos disponíveis na ALRS e com utilização de software livre. “Empregamos a tecnologia existente na nossa plataforma de desenvolvimento de portais, o que exigiu muita pesquisa”, diz Seganfredo. “Este trabalho permitiu a análise para a utilização dos recursos também em outros portais”, acrescenta. A meta é ampliar o conteúdo do site da ALRS com os padrões exigidos em termos de acessibilidade.
 
A pesquisa necessária para a implementação do portal AL Inclusiva iniciou no dia 17 de abril deste ano, desenvolvida pelo web designer  Carlos Alexandre Dias Pacheco e analista de sistemas Maria Valesca Jungblut. “Não tínhamos experiência no assunto e quando fizemos a pesquisa, constatamos que ainda hoje há na internet pouco volume de páginas incorporadas aos requisitos da acessibilidade”, relata Seganfredo.
 
Links disponíveisNo portal AL Inclusiva também constam links de utilidade pública relacionados à acessibilidade e inclusão. Entre estes, com o mapa de acessibilidade de Porto Alegre, desenvolvido pelo Centro de Reabilitação São João Batista;  centros de reabilitação; associações e federações; denúncias – Ministério Público; legislação; notícias e revista digital Inclusive, voltada aos direitos humanos.
 
AL Inclusiva
O projeto AL Inclusiva foi lançado neste ano pela Presidência do Parlamento gaúcho. Para implementar ações voltadas à questão das pessoas com deficiência foi formado um grupo de trabalho, com representantes do Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa; Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional; Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan; Departamento de Gestão de Pessoas e Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS - Superintendência de Comunicação Social.
 
 
© Agência de Notícias
Tel. (51) 3210-2555
Fax. (51) 3210-1226
redacao@al.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias