Aqui publico tudo que li em sites e blogs de iformática e gostaria de compartilhar com você leitor por isso criei esse blog com intuitivo de
passar mais informações aos meus amigos e alunos que de certa forma tambem são meus mestres..

Escolha seu Edioma

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, junho 18, 2011

Já pensou saber se aqueles óculos ficam bem em você diretamente no computador? E que tal virtualizar a sua sala de estar e saber qual o sofá perfeito para ela? Tudo isso é possível e acessível para qualquer um, afinal é uma nova forma de merchandising interativo.


Confira muito mais detalhes sobre esse novo conceito através do artigo “Como funciona a Realidade Aumentada”, aqui no Baixaki.


Essa interação é acessível a praticamente qualquer pessoa. E ela se torna tão comum que já é normal vermos produtos reais que utilizam a nova tecnologia para então interagir no virtual (como o Doritos fez em sua campanha).



O que eu preciso para experimentar essa tecnologia?


Basicamente, você precisará de três coisas. Em primeiro lugar, o objeto real que contém o código (geralmente é possível imprimi-lo em sites que usam a tecnologia). Depois, você precisará obrigatoriamente de uma webcam, para que a imagem da realidade seja capturada e enviada para o computador. E, em último lugar, basta usar o software que transcodificará a mensagem do objeto real. Resumindo: uma impressora, uma webcam e um bom computador.

Atenção, a maioria das aplicações desenvolvidas em realidade aumentada funcionam somente no Internet Explorer. E você pode ainda tentar alternativas para economizar papel e tinta da sua impressora, colocando a imagem-código no seu celular (mas isso nem sempre funciona). Fizemos testes tirando uma foto da tela do PC com o iPhone e gravando a tela dele e funcionou.


Aumentando a sua realidade


A realidade aumentada na verdade foi inventada há muitos anos atrás. Mas, somente agora é que realmente vem ganhando força. E a maioria das aplicações desenvolvidas são voltadas para ações publicitárias. Ou seja, divulgação de produtos (principalmente carros) e interação do consumidor com a marca. Confira a seguir algumas sugestões para você experimentar essa nova tecnologia.


Um bicho de três olhos ao seu lado

Foi esse bichinho de três olhos que inaugurou o assunto aqui no Baixaki, então nada mais justo do que inaugurar essa seleção com ele próprio. Clique aqui para acessar o artigo.




Nissan 370Z

A Nissan colocou o seu novo carro 370Z na realidade aumentada. A partir da folha impressa com o desenho-código, uma espécie de estande surge com o carro em cima dele, girando. Você pode mexer a folha, levantá-la e o carro reagirá os seus movimentos.



- Baixe antes o PDF.
- Acesse o site aqui.


BMW Z4

Talvez um dos melhores que utiliza a tecnologia da realidade aumentada. Nesse você não pode acessar a aplicação diretamente do navegador, sendo preciso baixar um programa para que funcione. Após fazer isso e instalá-lo, imprima o símbolo.

Primeiramente, você fará um teste para que o programa tenha certeza de que o símbolo impresso está correto. Depois de pressionar Ready, você tem duas opções: Customise (personalizar o carro) e Drive (dirigir). Em personalização você pode mudar a cor exterior, decidir que o teto seja aberto ou fechado e aumentar ou diminuir o tamanho do carro.



Em drive, basta usar as setas do seu teclado para dirigir o carro pela superfície. É possível personalizar a cor do rastro, para criar desenhos pelo chão. Para colocar o carro no ponto inicial, basta pressionar R.



- Baixe antes o PDF.
- Baixe o programa aqui: PC - Mac.


Mustang

Nesse site, além de trazer um Mustang do computador para a realidade, você ainda pode controlá-lo utilizando as setas do teclado e o botão Ctrl como freio de mão.



- Baixe antes o PDF.
- Acesse o site aqui.


Funk de Natal

Nesse aplicativo de realidade aumentada, o Papai Noel literalmente surge do seu papel e começa a dançar. E você pode mexer com ele, movimentando o papel e virando-o para os lados. (Estamos fora de época, mas é uma boa brincadeira para o Natal.)



- Baixe antes o PDF.
- Acesse o site aqui.


MINI

Nesse é possível ver um Mini em todos os ângulos e ainda fazê-lo se mexer em cima da sua mesa, puxando o papel para os lados e virando cuidadosamente.



- Baixe antes o PDF.
- Acesse o site aqui (ao abrir a página no Internet Explorer, certifique-se de acessar uma função no topo da tela, na barra amarela, para instalar o complemento).


JORNAL DA GLOBO

Até o Jornal da Globo entrou na onda e criou um anúncio que foi veiculado em vários jornais do país. Esse anúncio continha o símbolo da realidade aumentada e mandava você entrar no site para visualizar o efeito que, nada mais é do que um Notebook que “brota” do símbolo.



- Baixe antes o PDF.
- Acesse o site aqui.


Doritos Lover

Uma campanha publicitária interessantíssima é a feita pela Doritos. O seu novo produto, Sweet Chili, trouxe a realidade aumentada na própria embalagem do salgadinho — melhor dizendo, no verso do pacote. Entrando no site do produto você pode libertar uma espécie de monstrinho chamado Doritos Lover, bastando apontar o símbolo para a câmera.

Para acessar a função, entre no site e clique no botão Liberte seu Doritos Lover (é claro que você precisa obrigatoriamente ter um pacote do Sweet Chili para que funcione).



- Acesse o site aqui.


Casos e exemplos da Go2nPlay

Por ser uma empresa especializada em criar projetos de realidade aumentada, é possível encontrar vários exemplos em seu site. Sendo assim, você só precisa de um PDF para os próximos quatro exemplos que vamos mostrar abaixo.

Baixe o PDF aqui.



A vaca: que tal colocar uma vaca em sua mesa? A partir de uma modelagem relativamente detalhada, você pode ver uma vaca por todos os ângulos possíveis. (Só faltou mugir.)



- Acesse o site aqui.



Bandeja de restos: aponte a câmera para o papel e você verá uma bandeja com restos de comida no melhor estilo fast food surgir na sua tela.



- Acesse o site aqui.



Transformers: imagine ver Maximus Prime saindo da folha de papel? O objeto 3D que aparece é extremamente bem feito e detalhado, então o uso do processador é intenso e seu computador pode travar um pouco.



- Acesse o site aqui.



A galinha: uma galinha no estilo de desenho animado. Segundo os desenvolvedores, ao sacudir um pouco ela podem até sair ovos. Mas não conseguimos nada. Tente você mesmo e conte-nos se deu certo.



- Acesse o site aqui.



● ● ● ● ● ●

O que será que virá a seguir? Quais serão as outras formas que a realidade aumentada aparecerá? Bem, agora que você experimentou essa nova tecnologia ainda em evolução, com muito ainda para se desenvolver, diga para nós o que achou nos comentários. E se souber de mais sites com aplicativos de realidades aumentadas, indique abaixo. Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Blogueiro Técnico Informática e Designer Gráfico Headline Animator

Linkbão Oi Torpedo Web Gratis Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias